quarta-feira, 6 de maio de 2009

Rosto Transplantado

Fonte: G1 com informações do Jornal Nacional
Imagens recém-divulgadas mostram como deve ficar, ao final de tudo, o rosto da americana Connie Culp, que passou por um transplante de face nos Estados Unidos primeiro procedimento do tipo naquele país. Os médicos não garantem que ela ficará com esse visual mas essa é a expectativa, caso a recuperação da cirurgia se dê da melhor maneira o que não é de modo algum garantido. Ela e outras pessoas que passaram por versões desse procedimento pioneiro vão enfrentar dificuldades para controlar a rejeição dos tecidos faciais pela vida toda.
Para esses pacientes, vale a pena o risco. Afinal, o novo rosto é a única chance de voltar a se alimentar normalmente, de conseguir falar ou mesmo de aparecer em público sem provocar repulsa em outras pessoas.
Culp, 46, teve a face destruída em 2004 por um tiro disparado pelo próprio marido. Ela só conseguiu voltar a comer alimentos sólidos, como pizza, frango e hambúrguer, no último mês de janeiro. E também ressaltou as sérias dificuldades sociais ligadas à sua deformidade. “Quando ver alguém com o rosto desfigurado, não julgue essa pessoa, porque você nunca sabe o que aconteceu com ela”, declarou Culp em entrevista coletiva. "Precisamos do nosso rosto para poder encarar o mundo", ecoou a médica Maria Siemionow, que participou do procedimento. O procedimento, inédito nos EUA, foi realizado na Cleveland Clinic, em Ohio. Culp recebeu, além da face de uma pessoa morta não-identificada, também o osso do nariz e partes da arcada dentária superior, destruídos pelo tiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário